Equinix expande interconexão para o Rio de Janeiro

 Por DatacenterDynamics

Projetado para apoiar iniciativas de Transformação Digital, o ECX Fabric já estava disponível nos data centers da Equinix em São Paulo, e se estende agora às duas unidades da capital fluminense. Serviço global de interconexão definida por software, o ECX Fabric permite que empresas troquem seus dados sob demanda e entre mercados por meio de conexões privadas. Disponível em 45 mercados estratégicos além do Rio do Janeiro, o recurso permite que empresas, operadoras e provedores de cloud dimensionem seus negócios digitais com a mesma rapidez que a economia digital exige.

Por meio de uma única porta física, os clientes podem criar e gerenciar conexões locais ou globais em apenas alguns minutos para qualquer mercado onde o ECX Fabric está disponível, utilizando um portal de autoatendimento ou APIs prontas para integração.

O ECX Fabric destaca-se por oferecer escalabilidade e flexibilidade. O cliente contrata a conexão necessária pelo tempo necessário, e sem limitações físicas”, explica Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil. “É uma ferramenta estratégica para as equipes de TI, que estão acelerando seus esforços de transformação digital e priorizando a adoção de soluções híbridas e multicloud”.

Provedores líderes de cloud – Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure e Google Cloud – estão disponíveis na plataforma, e encontram no ECX Fabric uma alternativa para expandir rapidamente seu alcance para novos mercados globais e atender às necessidades de conectividade de seus clientes em um curto espaço de tempo. A natureza virtualizada dessas conexões também é ideal para testar a demanda do mercado local antes de implantar uma infraestrutura física.

SKY, maior operadora de TV via satélite do Brasil, utiliza o ECX Fabric em São Paulo e obteve 70% de redução nos custos e 56% de queda na latência. “Temos hoje, graças ao portal do ECX Fabric, facilidade e flexibilidade de divisão de banda. Posso alocar minha capacidade como quiser e quando quiser, pois o portal me oferece autonomia para redimensionar, me conectar e mudar todo meu ambiente sem precisar da intervenção do time da Equinix”, afirma André Nazare, diretor de TI da SKY no Brasil.

É importante lembrar ainda que o ECX Fabric também gera valor e economia para os clientes no mercado interno, especificamente na rota entre São Paulo e o Rio de Janeiro, com destaque para enterprises, ao permitir que se conectem entre suas próprias infraestruturas e as infraestruturas de parceiros, fornecedores e clientes.

Demanda em alta

“O serviço de interconexão ECX Fabric da Equinix oferece opções adicionais aprimoradas e eficientes para provedores de serviços e empresas e continuará impulsionando o crescimento do ecossistema digital. Essa expansão é oportuna dada a crescente demanda por interconexão em consequência da mudança dos padrões de rede e do aumento do uso da rede de alguns segmentos, devido ao impacto das políticas de quarentena da Covid-19”, avalia Courtney Munroe, vice-presidente global de Pesquisas de Telecomunicações da IDC.

A interconexão privada é essencial nos dias de hoje, pois a Transformação Digital fomenta uma demanda maior de serviços digitais localizados na edge. De acordo com o Volume 3 do Global Interconnection Index (GXI), um estudo de mercado publicado pela Equinix, a capacidade instalada de velocidade de interconexão deve atingir mais de 13.300 Tbps até 2022, com uma taxa de crescimento anual composta de 51% em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *